Integrantes do MST ocupam sede do Banco do Brasil em Brasília

Desde as 5 horas de hoje, 450 trabalhadores rurais ligados ao Movimento de Trabalhadores Rurais sem Terra ocupam sede do Banco do Brasil em Brasília. O protesto é pacífico e os manifestantes ocupam o térreo do prédio. Há também 70 crianças no local, de acordo com informações do próprio MST.

Os manifestantes querem retomar as negociações de sete reivindicações apresentadasna marcha do MST do ano passado. "Desde 17 de abril de 2005 as negociações estão paradas", disse o coordenador geral do MST no Distrito Federal, Joel Ribeiro.

Entre as reivindicações dos manifestantes estão a renegociação das dívidas dos assentados, a correção do índice de produtividade, o assentamento de 650 famílias no Distrito Federal e uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "O Ministério da Fazenda é o carro-chefe. É onde está concentrado todo o dinheiro. O ministro fica segurando para não desenvolver a reforma agrária", disse Ribeiro.

De acordo com o diretor de Marketing do BB, Paulo Caffarelli, o banco está negociando a reunião com o ministro da Fazenda, mas condiciona o encontro à saída dos manifestantes do prédio.

Voltar ao topo