Infraero promete acelerar ampliação de Viracopos

O superintendente da Empresa de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) na região Sudeste, Edgar Brandão Júnior, vai enviar em até dez dias à Secretaria de Estado do Meio Ambiente documentos pendentes para a emissão da licença operacional para ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. O objetivo é acelerar o estudo ambiental e iniciar em no máximo 30 dias as obras no local.

Segundo Brandão Júnior, o aeroporto precisa deixar de ser uma saída emergencial – como ocorreu após a chuva da última quarta-feira, quando 13 vôos que aterrissariam em Cumbica e Congonhas foram transferidos para Campinas – e tornar-se uma alternativa permanente. O superintendente esteve ontem com o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT). Segundo ele, serão necessárias fotografias aéreas da área de armazenamento de mercadorias e combustíveis, área de tanques e tubulação, além da planta do aeroporto e projeto de ampliação.

"Além da segunda pista, as obras prevêem a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto. Há fases das obras contratadas, à espera da liberação da licença", afirmou. Brandão Júnior informou que os R$ 33 milhões para desapropriação da área de ampliação estão disponíveis.

Voltar ao topo