IAP e Sanepar tentam conter vazamento de óleo em Rio Negro

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Defesa Civil estão tentando conter os danos causados pelo acidente, no qual cinco vagões da América Latina Logística (ALL) tombaram e derramaram óleo vegetal no Rio Negro, próximo à cidade de Rio Negrinho (SC). O trem era composto por 70 vagões e transportava, somente nos vagões tombados, cerca de dez mil litros de óleo. O rio atingido pelo derramamento de óleo é o principal do manancial que abastece o município de Rio Negro, no Paraná, o que obrigou a Sanepar a interromper o fornecimento de água tratada para a cidade.

O acidente ocorreu na manhã da última segunda-feira, mas os órgãos ambientais do Estado só foram avisados no final da manhã desta terça-feira (14) e o IAP, juntamente com a Defesa Civil, está instalando barreiras de contenção para evitar que o óleo se alastre ainda mais. O Instituto ainda não conseguiu dimensionar a quantidade de óleo que vazou, mas os técnicos que estão no local acreditam que o trabalho de contenção, retirada do produto e análise deve levar alguns dias. Técnicos da ALL também trabalham no local.

Rio Negro

A Sanepar foi obrigada a suspender nesta terça-feira a produção de água tratada na cidade de Rio Negro. A empresa solicita que os moradores utilizem a água que se encontra em seus reservatórios domiciliares apenas para o preparo de alimentos e outras atividades essenciais, pois ainda não é possível prever quando o abastecimento será normalizado.

O acidente chegou até a Sanepar somente na noite de segunda-feira. “Como a camada de óleo está muito densa, temos que aguardar a sua retirada para voltarmos a captar e tratar a água a ser distribuída para a população”, explica o gerente da empresa na cidade, Paulo Lopes de Freitas.

Ele informa que a água armazenada no reservatório da empresa é suficiente para abastecer as 25 mil pessoas por poucas horas, dependendo do nível de consumo. “Por isso, é fundamental que todos reduzam o uso de água”, diz Paulo Lopes.
As escolas, hospitais e postos de saúde serão abastecidos com caminhão-pipa, com água tratada de Campo do Tenente.

Voltar ao topo