Hospital Cidade, em Ponta Grossa, fecha UTI

A decisão do Hospital Cidade, em Ponta Grossa, de fechar seus 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pegou de surpresa a Secretaria da Saúde, inclusive porque os leitos funcionavam com o apoio e equipamentos do Governo do Estado.

Mas embora se trate de uma decisão administrativa tomada pela direção do hospital, a Regional de Saúde de Ponta Grossa está acompanhando de perto o caso e mantendo contato com o diretor-administrativo. ?A direção havia dito para nós (da regional de saúde) que a decisão se baseava em motivos administrativos, incluindo o prazo dado pela vigilância sanitária para que algumas adaptações fossem feitas na unidade?, afirmou a diretora da Regional, Lenir Monastirsky.

Segundo ela, surpreende, portanto, a afirmação de que a decisão seja conseqüência de problemas de pagamento pelo funcionamento dos leitos, já que todos os valores produzidos e auditados pela Regional de Saúde foram pagos. De qualquer maneira, o Estado já estuda novas soluções e os pacientes que seriam encaminhados para o Hospital Cidade não ficarão, em hipótese alguma, sem assistência e serão encaminhados para outros leitos.

O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, lembra ainda que até o momento mais de um terço dos leitos das Unidades de Terapias Intensivas (UTI) existentes hoje no Estado foram credenciados ou reclassificados pelo Ministério da Saúde por intermédio do Governo do Paraná desde o início da atual gestão.

Com isso, diz o secretário, a população paranaense tem acesso a 929 leitos credenciados ou reclassificados em todo o Paraná. Somam-se a esse total mais 103 leitos particulares, que em uma ação inédita o Governo do Paraná tem como reserva técnica.

Segundo Xavier, com essas ações, o Paraná chegou a uma cobertura próxima de 5%. A média nacional está acima de 3% e o mínimo estabelecido pelo governo federal é de 4%. O número total de leitos gerais no Paraná, segundo dados do Ministério da Saúde, é de 31.842 leitos, sendo 23.982 do SUS e 7.860 da iniciativa privada. Além desta ampliação, o Governo do Paraná realizou uma ação inédita para contratar, com recursos do Tesouro estadual, 103 leitos de UTI de 26 hospitais particulares.

Voltar ao topo