Grupo francês La Fanfaraja apresenta-se, neste final de semana, em Curitiba

O grupo francês La Fanfaraja traz para Curitiba neste final de semana a música popular dançante inspirada nos países do Leste Europeu e na música cigana. Serão duas apresentações, com entrada franca, no sábado, às 11h30, na Boca Maldita, e no domingo, no mesmo horário, na Feira do Largo da Ordem.

A apresentação faz parte de um projeto do grupo, que pretende passar por seis países diferentes da América Latina: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru em dois meses. O objetivo do projeto é o de estimular a difusão da música em locais inusitados (ruas e hospitais) e para quem não tem acesso a ela.

O grupo La Fanfaraja é composto de 14 integrantes que possuem diferentes horizontes e propostas de trabalho. Alguns vivem de sua arte (teatro, circo e música), outros são estudantes de diversas áreas engajados e preocupados com a responsabilidade social e cultural do mundo.

Para o grupo, a língua não atrapalha a apresentação. "A música é um meio de comunicação formidável, uma vez que rompe todas as barreiras da língua. O espetáculo também é muito simples (instrumentos e figurinos) para poder adaptar-se de uma forma rápida a todas as situações, do transporte até o cotidiano das culturas", diz a flautista Elodie Peurois.

Para a coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba, Janete Andrade, a realização de eventos itinerantes como esse é importante para a troca de culturas. "Não é sempre que temos acesso a grupos estrangeiros com boa qualidade, por isso essa apresentação é uma oportunidade interessante para uma integração cultural."

A escolha da América do Sul aconteceu porque possibilita ao grupo o conhecimento de novas culturas e festividades diferentes. O Fanfaraja já se apresentou centenas de vezes na França em concertos, manifestações culturais, associações humanitárias, festas como carnavais, desfiles e na agenda de festivais. Também se apresentou em cidades como Padova, Veneza, Bósnia e Croácia sempre com apoio de entidades locais. Em Curitiba a Fundação Cultural é quem apóia e realiza o evento.

O grupo La Fanfaraja é auto-sustentável. São os próprios integrantes que financiam as viagens por meio de vendas de CD e comida típica. Geralmente viajam com uma mochila nas costas e solicitam hospedagem nas casas de moradores locais das cidades que freqüentam como forma de baratear custos e conhecer da melhor forma a cultura da comunidade local.

Voltar ao topo