Governo libera R$ 1,2 milhão para pavimentação de ruas em Itaperuçu

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, entregou nesta quarta-feira (13), em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, ordem de serviço no valor de R$ 1,2 milhão para o início das obras de pavimentação asfáltica da ligação entre a Avenida São Pedro, no centro da cidade, e a Avenida Valdir Stocheiro, no Bairro Capinzal. O trecho a ser asfaltado, com extensão de 1,5 quilômetro, terá duas pistas de rolamento, paisagismo, iluminação pública e sinalização.

As obras, que começam nesta quinta-feira, fazem parte, segundo o secretário Forte Netto, do Programa Integrado de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (PIT), executado pela Sedu/Comec, com o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que todas as linhas de ônibus passam por Curitiba, e de estabelecer um corredor de desenvolvimento, ligando os municípios de Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.

O prefeito de Itaperuçu, José de Castro França (Saruva), disse depois de assinar a ordem de serviço que o início das obras ?está deixando muito feliz a população da cidade, porque o asfalto representa, além do fim da poeira e dos alagamentos, a efetiva melhoria da qualidade de vida dos moradores?.

Esperado há mais de 30 anos, segundo o prefeito, o asfalto vai completar o anel viário da cidade e estabelecer a entrada definitiva de Itaperuçu no Programa Integrado de Transporte da Região Metropolitana. O trecho a ser asfaltado faz parte há muito tempo do itinerário dos ônibus metropolitanos que circulam n o município.

Para o secretário Forte Netto, a nova obra consolida a parceria firmada entre a população, a prefeitura e o Governo do Estado, ?parceria esta que é responsável pela profunda transformação que ocorre no Paraná nos últimos anos?.

PIT

O Programa Integrado de Transporte (PIT) prevê investimentos no sistema viário (são 75 quilômetros de obras viárias, com duplicação de vias, pavimentação, construção de trincheiras e pontes, iluminação pública, paisagismo, calçadas, ciclovias, trevos e pontos de ônibus) e em terminais metropolitanos (são nove terminais e 7 miniterminais).

Os recursos são do Governo do Estado e financiamentos parciais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente estão em construção quatro terminais de ônibus: um em Araucária (Vila Angélica) e três em Colombo (Roça Grande, Guaraituba e Alto Marcanã).

Voltar ao topo