Governo envia à Assembléia projeto que aumenta mandato de diretores

O aumento do mandato atende a uma reivindicação dos próprios gestores das escolas. ?Ao assumir a direção do estabelecimento, o eleito precisa de tempo para tomar conhecimento de toda parte burocrática e administrativa da escola, para entrosamento com a equipe de trabalho e para o conhecimento dos docentes, discentes, funcionários e comunidade escolar como um todo. Somente, então, estará em condições de colocar em prática seu Plano de Ação?, destaca a mensagem do governo encaminhada ao presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão.

Antecipada pelo governador em março, na solenidade de posse dos novos diretores em Curitiba, a decisão de aumentar a duração do mandato foi recebida com aplauso pelos professores. ?Dois anos é um prazo muito curto para concretizar o que planejamos?, comentou a diretora do Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Iracema do Oeste, Maria Helena Moreira. Rosineiva Pasquale, diretora da Escola Estadual Padre José de Anchieta, de Barracão, concorda com a colega: ?Vamos ter mais tempo para colocar em prática o planejamento e, com isso, consolidar nosso trabalho como gestores das escolas?, afirmou.

Voto direto – As eleições diretas para os diretores de escolas, sem ingerência dos Núcleos Regionais da Educação, foi restabelecida em lei proposta pelo Governo do Paraná e aprovada em 2003. A Lei 14.231 estabelece que os diretores e diretores adjuntos devem ser eleitos pelo voto direto e secreto da comunidade escolar. Podem votar professores, pais e responsáveis, funcionários e alunos.

Na última eleição para escolha dos diretores das 2.095 escolas estaduais, em novembro de 2005, estavam aptos a votar cerca de 2,3 milhões de pessoas nos 399 municípios do estado. Concorreram cerca de 2.500 chapas de professores.

Voltar ao topo