Governo e oposição querem sessão do Congresso ainda hoje

Governo e oposição vão tentar fechar um novo acordo ainda nesta tarde para viabilizar alterações na Lei Orçamentária de 2004 e permitir aumentos salariais para os militares e servidores do Poder Judiciário. O projeto que permitirá o aumento para os militares foi enviado ontem pelo Poder Executivo e o deputado Alberto Goldman (PSDB-SP) ameaçou pedir verificação de quorum para uma sessão do Congresso que está programada para as 17 horas de hoje.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (A M) pretende fazer a articulação com a bancada tucana na Câmara, por solicitação dos senadores Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) e outros que defendem a imediata solução do problema, já que o adiamento da votação adiaria o aumento. Caso o Congresso consiga aprovar estes aumentos, os parlamentares terão acrescentado apenas mais um item nos projetos aprovados durante o esforço concentrado que se encerra hoje. Sem isso, Câmara e Senado terão aprovado apenas três medidas provisórias esta semana.

No Senado, embora o governo tenha conseguido um acordo parcial, só nos dias 14, 15 e 16 de setembro a Lei de Informática poderá ser votada. O projeto que institui a Parceria Público-Privada (PPP) não avançou mais do que as escaramuças entre o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e o PT, apesar da intensa articulação do Palácio do Planalto para que os empresários convencessem a oposição a despolitizar a discussão.

Voltar ao topo