Governo ainda não decidiu sobre novas usinas nucleares, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o governo ainda não tomou nenhuma decisão de construir novas usinas nucleares nos próximos 15 anos no Brasil. "O governo não decidiu", disse o presidente, durante uma entrevista à imprensa, ao lado do primeiro-ministro britânico, Tony Blair. "O que tiver que ser decidido terá que passar pela mesa do presidente e será comunicado ao povo brasileiro", acrescentou.

Lula informou que o governo está discutindo os aspectos técnicos de todas as possibilidades para o setor de energia "que deixem o País tranqüilo", em relação ao abastecimento no futuro. "Obviamente, não vamos deixar de discutir a energia nuclear."

Durante a entrevista, Lula e Blair informaram que também discutiram o caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto no ano passado pela polícia britânica, durante uma ação antiterrorista. Blair reafirmou "seu profundo pesar" à família de Menezes pelo incidente. Já o presidente Lula disse que tem confiança no encaminhamento do caso no Reino Unido. "Trabalhamos com a confiança de que o governo e a Justiça do Reino Unido vão apurar o que tiver de ser apurado e fazer o que tiver de ser feito", comentou o presidente. "Queremos que haja justiça e que possamos desvendar o que aconteceu."

Lula acrescentou "que esse é o tipo de incidente que ninguém quer que aconteça, seja no Brasil, seja no Reino Unido". Antes de embarcar de volta ao Brasil nesta tarde, ele se reunirá com parentes de Jean Charles na capital britânica.

Armas

O presidente também foi questionado sobre o recente roubo de armas em um quartel do Exército no Rio de Janeiro. Ele qualificou o incidente como "extremamente grave". "Não podemos permitir que isso aconteça." De acordo com Lula, é necessário encontrar "o autor da façanha".

Voltar ao topo