Geotecnia aplicada à engenharia movimenta três eventos em Curitiba

No período entre 27 e 31 de agosto, serão realizados em Curitiba três grandes eventos na área da Geotecnia aplicada às obras de engenharia e estudos ambientais: o 13º Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – OBRAMSEG’2006, o III Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia e o IV Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas.

Será uma oportunidade para profissionais e estudantes se aprofundarem e se atualizarem no conhecimento da Geotecnia. Estão programados minicursos, palestras, apresentação de trabalhos técnicos, workshops e uma grande exposição de produtos e serviços.

Entre os responsáveis pela programação estarão alguns dos mais importantes nomes da Geotecnia nacional e internacional, bem como empresas e instituições de destaque nesta área. Os temas envolvem tanto questões teóricas, como a prática da Geotecnia. A responsabilidade pela organização destes eventos é da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. A comissão organizadora está sendo coordenada por Alessander Kormann e Paulo Chamecki, professores da Universidade Federal do Paraná.

A organização do Congresso Luso-Brasileiro tem ainda a participação da SPG – Sociedade Portuguesa de Geotecnia. O evento será realizado na UnicenP. Informações adicionais podem ser obtidas no site do evento (www.cobramseg2006.com.br <http://www.cobramseg2006.com.br/> ), ou com a secretaria executiva através do telefone (41)3022-1247.
 
Sobre o Tema

Os solos e as rochas sempre estão envolvidos de alguma forma com as obras de engenharia, exigindo estudos  adequados. Na construção de aterros, estradas, ruas, aeroportos, barragens de terra e de enrocamento, os solos e as rochas estão envolvidos porque são utilizados como materiais de construção.

Na construção de edifícios, barracões industriais, pontes e outras estruturas, os terrenos fazem parte de suas fundações, ou seja, servem de apoio a estas construções. Os muros de arrimo, escoramentos para escavações e em obras subterrâneas como túneis e garagens em subsolo de prédios, as obras ficam em contato direto com o terreno, fazendo com que os estudos de solos e rochas sejam indispensáveis.

A especialidade da engenharia e da geologia de engenharia que trata destes estudos dos solos, das rochas e dos terrenos é conhecida como Geotecnia. A Geotecnia é uma especialidade e uma atividade ligada às obras de engenharia. Envolve três áreas de conhecimento conhecidas como Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Por outro lado, cada vez mais aumenta a importância dos estudos ambientais, surgindo daí a Geotecnia Ambiental. Este novo enfoque da Geotecnia trata das questões ambientais como, por exemplo, o estudo do escoamento de efluentes contaminados através do terreno, a construção de aterros sanitários e de barragens de rejeitos de mineração, entre outros.

Voltar ao topo