Genro: CDES vai pedir estudo sobre perfil do Congresso

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, informou que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) pretende pedir à Fundação Getúlio Vargas (FGV) uma pesquisa para traçar o perfil do Congresso sobre questões como educação infra-estrutura e outros temas que fazem parte da agenda do governo. O objetivo, segundo ele, é ter mais clareza para encaminhar as negociações com os parlamentares.

Genro disse também que os enunciados do conselho sobre a reforma política serão submetidos a um exame pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo ele, as propostas, após passarem pela OAB, significarão um ponto de partida para a negociação. Ele destacou que a reforma política vai depender de uma negociação entre governo e oposição. "Só assim é possível. Reforma política tem que sair de um consenso mínimo", disse.

Genro também afirmou que a partir do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Conselho entrará em uma nova fase, na qual irá avaliar e emitir juízo sobre o que o governo se comprometeu a fazer com base nas sugestões dadas pelos conselheiros. "A idéia agora é fazer com que os enunciados aprovados se transformem em realidade levando ao desenvolvimento com distribuição de renda", disse.

Voltar ao topo