Fluoretação da água deve beneficiar mais 500 mil pessoas em cinco estados

Cerca de 500 mil pessoas devem ser beneficiadas, até o dia 1º de julho, com o sistema de fluoretação da água nos estados do Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco. Serão 121 sistemas nos cinco estados brasileiros. A ação faz parte do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde.

Segundo o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Valdi Camárcio Bezerra, beber água com flúor é importante para combater as cáries. Ele disse que a ação pode prevenir de 70% a 85% a incidência de cárie. "A garantia principal da fluoretação é prevenir a cárie, mas, como fazemos o controle da água, passaremos também a diminuir várias outras doenças transmitidas pelo consumo de água de má qualidade. Isso acontecerá por conta de um controle permanente", explicou.

De acordo com Camárcio, o objetivo da ação é garantir água tratada à população. Camárcio disse que no Espírito Santo o tratamento de água vai chegar a 100%. Ele informou que a Funasa vai capacitar técnicos para monitorar e operar o sistema. "A idéia é controlar e acompanhar a qualidade e a quantidade de flúor usada na água", afirmou.

Serão implantados nove sistemas em cinco municípios do Paraná; 50 em 36 municípios de Minas Gerais; quatro sistemas em quatro localidades no Rio de Janeiro; 56 em 14 municípios do Espírito Santo e dois para duas cidades em Pernambuco. Até o final do ano, devem ser implantados 700 sistemas de fluoretação da água nos reservatórios de abastecimento público em todo o país, o que vai beneficiar sete milhões de pessoas.

Em 2005, serão investidos R$ 15 milhões nas ações de fluoretação da água. O dinheiro será usado para comprar e instalar os equipamentos necessários para adição do flúor na água, nos sistemas das operadoras dos serviços municipais e estaduais de saneamento. Além disso, será feito o fornecimento do insumo (agente fluoretante) para os municípios.

Voltar ao topo