Fiocruz aumentou em 560% exportações de vacina contra febre amarela

As exportações de vacinas contra febre amarela da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) cresceram 560% nos últimos três anos, passando de 5 milhões de doses, em 2002, para uma previsão de 28 milhões de doses este ano. A informação é da gerente do Departamento de Relação com o Mercado da Fundação Oswaldo Cruz, Cristiane Frensch Pereira.

Ela destacou que o Brasil já é o maior exportador de vacinas contra febre amarela do mundo. Segundo Cristiane a Fiocruz exporta o produto desde 1986 e, a partir de 2002, intensificou as vendas, com a pré-qualificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) do laboratório Biomanguinhos, da fundação. A gerente revelou que o Biomanguinhos tem capacidade anual de produzir 38 milhões de doses de vacinas contra a febre amarela.

Ontem (13), um lote de 4,5 milhões de doses foi despachado para o Peru, onde o governo realiza uma campanha de imunização contra a febre amarela. "Hoje nós exportamos vacinas contra febre amarela para 54 países, principalmente países da África e da América Latina", disse Cristiane.

Voltar ao topo