Filhotes de lobo-guará nascem no zoológico da capital

Funcionários do Zoológico Municipal de Curitiba tentam salvar a vida de dois filhotes de lobo-guará, espécie brasileira ameaçada de extinção, que nasceram no último dia 10. A mãe, Tibagi, deu à luz quatro bebês mas aceitou apenas um deles, abandonando os demais logo após o nascimento. Um filhote morreu com poucos dias de vida e os dois rejeitados pela mãe estão sob cuidados especiais e atenção redobrada de biólogos e veterinários.
Os pequenos animais rejeitados pela mãe ficam na incubadora do Passeio Público, parque da área central da cidade, isolados do contato com visitantes. A alimentação ? à base de leite, proteína e vitaminas ? é fornecida por mamadeira.
Os filhotes também recebem estímulos que ativam as funções fisiológicas. Diferentemente do que ocorre na natureza, é comum, segundo a bióloga do Passeio Público, Maria Lúcia Faria Gomes, que animais de zoológicos abandonem as crias. São vários os fatores responsáveis por esse comportamento, mas a causa principal é o estresse. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo