Fifa revoga temporariamente suspensão da seleção do Irã

Quatro dias após suspender a seleção do Irã de todas as competições internacionais, a Fifa anunciou nesta segunda-feira (27) que o país está liberado temporariamente para participar dos Jogos Asiáticos. A informação foi anunciada pelo presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter.

Os iranianos haviam sido punidos pela entidade na última quinta por causa da intervenção do governo na administração do futebol local. "Acertamos com o Irã uma rota que precisa ser respeitada. Vamos dar a eles até 5 de dezembro para cumpri-la", disse Blatter.

"Se eles cumprirem totalmente as determinações, vamos cancelar a suspensão. Mas se os projetos não forem aplicados, então a suspensão continuará efetiva", completou o mandatário. O presidente da Federação Iraniana de Futebol, Dariush Mostafavi, revelou que irá aceitar todas as ordens impostas pela Fifa.

Com a decisão, os organizadores dos Jogos Asiáticos anunciaram que o Irã competirá pelo Grupo D do torneio, ao lado da Índia, Hong Kong e Maldivas. A cerimônia de abertura da competição acontece em Doha, capital do Qatar, na sexta-feira.

A seleção do Irã participou da última Copa do Mundo, na Alemanha e ficou na 26ª posição. A equipe dirigida pelo técnico croata Branko Ivankov perdeu para Portugal e México, e empatou com Angola, sendo eliminada ainda na primeira fase.

Voltar ao topo