Fifa não vai mais restringir uso de imagens da Copa na internet

Zurique – A Fifa decidiu abandonar as restrições que havia imposto contra a divulgação fotográfica na Copa do Mundo. A entidade e a Associação Mundial de Jornais (AMJ) anunciaram nesta segunda-feira o acordo que permite a publicação simultânea de imagens dos jogos na internet.

Inicialmente, a Fifa exigiu que as fotografias fossem exibidas na rede após duas horas do fim das partidas e em número limitado Com a medida, dizia proteger os direitos de seus patrocinadores "Entendemos que a publicação de imagens e textos deve ser tratada da mesma maneira, mantendo o respeito à liberdade de imprensa", disse ontem o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Amenizando o discurso, Blatter afirmou que "atualmente, quase todas as publicações de importância mantêm edições eletrônicas".

A AMJ representa 18 mil jornais e agências de notícia em todo o mundo. A associação negociava o fim das restrições desde novembro. "A AMJ e a imprensa mundial acolhem com felicidade a sábia decisão de Blatter, que beneficiará milhões de leitores de notícias eletrônicas no mundo", afirmou Timothy Balding, presidente do órgão. Caso não houvesse um acordo, a AMJ havia ameaçado a Fifa de levar o caso à Justiça, afirmando que a medida interferia na liberdade de imprensa.

Voltar ao topo