Fifa faz mistério e não divulga decisão sobre Nilmar

A Fifa afirmou nesta quinta-feira (18) já ter tomado uma decisão sobre o futuro de Nilmar, mas, antes mesmo de ser tornada pública, ela já está sendo contestada por advogados, e o caso pode estar longe de uma solução final. O argumento é de que um só juiz internacional foi consultado sobre a disputa entre o Lyon e o Corinthians, e que teria tomado a decisão sozinho. Para os advogados, três árbitros teriam de ter sido convocados para dar um laudo sobre o caso.

Pelas regras da Fifa, o anúncio oficial só é feito dias depois da tomada da decisão. Mas os advogados do Lyon, do jogador e do Corinthians já foram avisados sobre o resultado da arbitragem e questões administrativas estariam sendo resolvidas antes de o laudo ser distribuído.

A Fifa também se defende das acusações contra o uso de um só juiz para definir o futuro de Nilmar. "Existem regras claras que estipulam quando se deve usar um só arbitro ou vários", afirmou um assessor legal da entidade.

Tudo indica, porém, que o envolvimento da Fifa o caso não terminará com a decisão, que deve ser anunciada ainda esta semana. Uma das possibilidades seria recorrer à Corte de Arbitragem do Esporte (CAS, na sigla em francês), com sede em Lausanne, na Suíça. Nesse caso, a situação de indefinição de Nilmar se estenderia por pelo menos mais três meses.

Voltar ao topo