Fifa cancela festa de abertura da Copa do Mundo

A Fifa decidiu nesta sexta cancelar a festa de abertura da Copa do Mundo em Berlim, dia 7 de junho, no Estádio Olímpico. Segundo o porta-voz da entidade, Andreas Herren, o motivo foi o estrago que esta festa causaria ao gramado para a primeira partida no estádio, dia 13 de junho, entre Brasil e Croácia. Mas o jornal alemão Berliner Zeitung publica artigo neste sábado revelando que o cancelamento ocorreu por causa de estouro no orçamento e pela fraca venda de ingressos.

Herren insistiu em declarações à Agência Estado que o cancelamento da festa não está ligado a questões financeiras. "Isso não tem nenhuma relação com ingressos e com outros temas. O único motivo é preservar o gramado. Não haveria nada pior para uma Copa do que um gramado ruim", tentou argumentar o representante da Fifa.

O Berliner Zeitung alega que a festa, planejada durante os últimos quatro anos, teve um custo acima dos 25 milhões de euros e a venda de ingressos em Berlim foi bem abaixo do esperado.

Segundo o porta-voz, a data inicial do jogo do Brasil era 12 de junho. Mas a partida foi transferida para o dia 13 para dar mais tempo de recuperação ao gramado. "Em nova avaliação optamos por cancelar o evento e preservar o gramado."

Herren ainda lembra que, caso ocorresse, a festa seria algo inédito para a Fifa. "Seria a primeira vez que organizaríamos um evento de abertura de um Mundial dias antes do seu início", explicou. O presidente da Fifa, Sepp Blatter, defende a realização da festa em 2010, na África do Sul.

Herren garante que o cancelamento da festa não significa que a cerimônia antes do jogo de abertura da Copa, em Munique, dia 9 de junho, sofrerá qualquer alteração.

Voltar ao topo