Fiep lança Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lança mais uma edição do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT). De âmbito nacional, único no país na área de responsabilidade social e já na sua 11ª edição, o prêmio é um reconhecimento público do esforço do empresário em adotar práticas voltadas à qualidade de vida dos trabalhadores. Hoje é considerado um certificado, que distingue a vencedora no mercado, valoriza sua marca e contribui para elevar a competitividade.

O lançamento estadual do PSQT-2006 será durante o Congresso Paranaense da Indústria, que acontece nesta terça e quarta-feira (25 e 26), no Cietep, em Curitiba. O lançamento nacional será dia 26 de abril, através de videoconferência, em todos os Estados. As empresas podem se inscrever pelo site www.sesi.org.br/psqt, a partir de 02 de maio, até 30 de junho. Todo o procedimento é feito pela internet.

O prêmio é dividido em quatro categorias de empresas – micros, pequenas, médias e grandes. As empresas são avaliadas em cinco grandes temas – Gestão; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Educação e Desenvolvimento; Lazer e Cultura; e Ações Sociais. As vencedoras são reconhecidas como empresas-cidadãs e socialmente responsáveis e recebem troféu e certificado de participação com medalha de honra do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O Paraná é um dos Estados onde o PSQT tem tido maior expressão. No ano passado inscreveram-se 211 empresas, com 51.120 trabalhadores. O grande número de participantes faz com que o Estado seja o único a incluir uma etapa regional, da qual saem 20 finalistas (cinco de cada categoria) para disputar a fase estadual. As quatro vencedoras do Estado disputam as etapas Regional Sul Brasil e, finalmente, a etapa nacional, quando concorrem com empresas de todo o Brasil.

Em 2005, pela terceira vez consecutiva, o Paraná foi vencedor Regional Sul do Brasil, nas categorias de empresas pequena, média e grande.

Avaliação criteriosa – Podem participar indústrias de todos os setores, contribuintes do Sistema Fiep. Na inscrição, feita pela internet, a empresa tem acesso ao questionário com questões relativas aos temas avaliados.

Os mecanismos de avaliação envolvem quatro etapas. Na primeira, é feita a avaliação da empresa pelos seus colaboradores. O grupo selecionado para responder ao questionário é formado por funcionários de diferentes níveis hierárquicos e funções. Deve, ainda, ser representativo das diversas áreas da empresa e participar de forma proporcional.

A segunda etapa de avaliação é a auto-análise, feita pela direção da empresa. Na terceira, especialistas em consultoria de verificação fazem visitas técnicas às empresas para evidenciar as práticas mencionadas nos questionários. A última etapa de avaliação é da Comissão Julgadora Especial, formada por especialistas e representantes de entidades governamentais e não governamentais ligadas às áreas que formam os cinco grandes temas.

A partir de 2005, um outro diferencial foi introduzido no Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho. Os questionários respondidos pelas empresas geraram um grande banco de dados, que o Sesi organizou e sistematizou. Os dados são devolvidos às empresas. O conjunto de informações é uma verdadeira fotografia da empresa no seu todo e em cada uma das áreas avaliadas pelo PSQT. Com isso, as informações se tornam uma ferramenta de orientação sobre como elas devem proceder para avançar na meta de garantir qualidade de vida no trabalho.

Voltar ao topo