Fidel ‘está no comando’ novamente, afirma Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assegurou neste domingo que seu amigo e aliado político Fidel Castro "está no comando" novamente depois de quase nove meses afastado do governo de Cuba para se recuperar de uma cirurgia no aparelho digestivo.

O líder cubano não é visto em público desde pouco antes de 31 de julho, quando anunciou que já havia sido operado e que seu irmão e ministro da Defesa, Raúl Castro, assumiria interinamente a presidência do país. Recentemente, os relatos positivos de autoridades cubanas sobre a saúde de Fidel alimentaram especulações de que ele poderia voltar a aparecer em público em breve.

"Fidel está no comando", celebrou Chávez ao revelar que havia recebido um dia antes uma "carta filosófica" de quase dez páginas de extensão assinada pelo presidente de Cuba. A revelação foi feita durante um encontro com líderes de esquerda na Venezuela. Chávez riu ao dizer que o presidente da Bolívia, Evo Morales, "está convencido de que Fidel aparecerá" em 1º de Maio. "Acho que Evo e Fidel têm um plano secreto do qual nem eu tenho conhecimento. Não ousarei especular", brincou Chávez.

Voltar ao topo