FHC quer justiça ajudando no combate ao crime

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse há pouco que além das polícias Federal e civil e dos serviços de inteligência também é necessária a cooperação da Justiça para combater o crime organizado, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o País. Segundo o presidente, esta cooperação nacional da Justiça é necessária porque, a todo momento, ?esses bandidos obtém habeas-corpus e são soltos?.

O presidente diz que reconhece que essa situação, muitas vezes, se deve à precariedade no sistema de transmissão de informações para a Justiça. ?Nós temos que dar as mãos. A luta contra violência não é algo que se faça separadamente?. O presidente confirmou o encontro hoje à tarde com o ministro da Justiça, Miguel Reale, e com o ministro chefe do gabinete institucional, general Alberto Cardoso, para definir medidas de combate à violência.

O presidente descartou a decretação do estado de defesa solicitada pelo prefeito do Rio, Cesar Maia. Segundo ele, esse tipo de solicitação deve partir do governo do Estado, mas, apesar disso, o próprio Cesar Maia o informou que o pedido só foi feito para chamar atenção para um fato grave, os disparos contra o prédio da prefeitura.

Voltar ao topo