FHC faz críticas ao PSDB por aproximação com Lula

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou seu partido, o PSDB, por estar se aproximando do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse ver com ?com preocupação? o fato de tucanos subirem a rampa do Planalto, aceitando convites para conversas com o presidente.

Em entrevista ao "Telejornal do Brasil", comandado pelo jornalista Boris Casoy na TVJB, FHC também afirmou que o momento não é de definir que tucano disputará a Presidência em 2010, mas sim de deixar claro à população a que o PSDB veio, numa clara referência aos governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Aécio Neves, pré-candidatos do partido. ?O povo está olhando para nós e dizendo: o que vocês são, peixe ou carne de vaca? Que é que vocês são? Senão vamos dar a impressão de que não somos nada?, disse FHC.

As críticas foram feitas após visitas de líderes tucanos a Lula. Tanto Serra como o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), estiveram com o presidente este mês. O primeiro disse ter ido acompanhar prefeitos e ter falado sobre a possibilidade de ampliar o endividamento dos Estados, que poderiam investir mais. O senador cearense admitiu ter discutido o comportamento futuro do partido com Lula e se comprometido a ter uma postura ?civilizada? nas CPIs sobre o apagão aéreo – ?sem xingar?, por exemplo, como ilustrou Tasso.

Voltar ao topo