Feira da Cachaça começa nesta quinta no Mercado Municipal

Doze marcas de cachaças artesanais produzidas em várias regiões do estado serão apresentadas no Mercado Municipal de Curitiba de quinta-feira a sábado (15 a 17). A feira é organizada pelas secretarias de Abastecimento do município e de Agricultura do estado, com apoio do Sebrae e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Emater-PR.

A mostra reúne desde pinga orgânica até a bidestilada fabricada por produtores rurais dos municípios de Morretes, Curitiba, Assis Chateaubriand, Conselheiro Mayrink, Londrina, Lapa, Planalto, Francisco Beltrão, Assai e Siqueira Campos.

Durante a feira, o público poderá degustar na praça da Convivência do Mercado, coquetéis, drinks ou uma "purinha". No mesmo local o Sebrae vai montar uma exposição sobre o ciclo de produção da cachaça e os produtores vão comercializar o produto diretamente com o consumidor. "É uma ação simples mas com grande efeito prático", diz o secretário municipal do Abastecimento, Antonio Poloni.

No Paraná, a produção de cachaça envolve a agricultura familiar e tem como o modelo artesanal e orgânico. Segundo dados do Sebrae, existem atualmente 15 marcas registradas que vendem a produção no mercado formal, inclusive no exterior. "Nossa proposta é valorizar esse trabalho", diz o secretário.

Nos últimos anos saiu dos limites do Litoral para outras regiões do Estado. É o caso do Sudoeste, onde foi formada a primeira Cooperativa de produtores artesanal de cachaças. A produção dos 35 agricultores cooperados resulta na cachaça Sudoeste, que estará presente no Mercado Municipal.

De acordo com o consultor do Sebrae em Francisco Beltrão, Nésio da Silva, os 22 municípios da região vão fechar 2005 com uma produção de 22 mil litros de cachaça. "Os produtores estão em fase de conversão das propriedades para obter a certificação de orgânica, o que vai agregar valor à bebida", explica o consultor.

Voltar ao topo