Farmácias populares vendem remédios genéricos 90% mais baratos

As farmácias populares não vendem apenas preservativos. Cerca de 89 medicamentos genéricos são comercializados a custos 90% menores que os das farmácias comuns. De acordo com Dirceu Barbano, coordenador do programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, qualquer cidadão pode fazer uso dos produtos dessas farmácias.

"O programa Farmácia Popular, embora seja um programa público, é voltado ao atendimento de qualquer cidadão e a única exigência existente é a apresentação de uma receita. Ela pode ser de um médico ou de um dentista", informa o coordenador, que concedeu entrevista à Rádio Nacional AM no último dia 1º.

De acordo com Barbano, o programa do governo é um sucesso e "cumpre com o seu objetivo de oferecer medicamentos a um preço menor". Em algumas unidades são atendidas 800 pessoas por dia, lembra ele, acrescentando que atualmente 27 unidades estão funcionando e nos próximos sessenta dias serão inauguradas outras 47. No fim do ano, "chegaremos a mais de 300 farmácias em todo o País", ressalta.

Atualmente, conta o coordenador, os 89 princípios ativos de medicamentos encontrados na farmácia popular correspondem a quase duas mil marcas de remédios comercializadas atualmente. Essa quantidade aparentemente pequena "é suficiente para o tratamento dos principais problemas de saúde das pessoas", afirma Barbano.

Em relação ao atendimento em uma unidade da farmácia popular, Barbano é taxativo "as pessoas ficam sentadas e são atendidas por meio de um sistema de senha. Via de regra, não se demora mais de dez minutos para o atendimento em qualquer unidade do programa".

Voltar ao topo