Exportação de componentes de calçados cresce 15,6%

Os investimentos em promoção e diferenciação de produtos estão compensando a valorização do real para o setor de componentes para couro, calçados e artefatos. Pelo menos é o que justifica a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) para explicar os dados divulgados nesta segunda-feira (20) pela entidade. As exportações do segmento cresceram 15,6% nos nove primeiros meses de 2006, para US$ 664 milhões. A variação é superior à projeção de alta de 14% nas vendas externas para todo o ano. Somente em setembro, a alta foi de 23% sobre o mesmo mês de 2005.

"O câmbio afeta o desempenho, mas o esforço dos empresários e os investimentos em diferenciação abrem espaço para os produtos brasileiros em mercados importantes em todos os continentes", disse o presidente da Assintecal, Luís Amaral, em comunicado.

As importações, que vinham registrando grande crescimento em razão do câmbio favorável, sobretudo de produtos químicos para o setor, recuaram 47% no mês passado, para US$ 98 milhões. Nos nove primeiros meses do ano, as compras do exterior acumuladas ainda estão em alta de 3% sobre o mesmo período de 2005.

Voltar ao topo