Explosão de tanque de álcool em Araucária não provocou danos ambientais

A explosão de um tanque de álcool no pátio da empresa esmagadora de soja Imcopa, em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), nesta quarta-feira (18) não provocou danos ambientais. O tanque tinha capacidade de armazenar 180 mil litros e estava carregado com 30 mil litros do produto, que foram consumidos pelo fogo. Outro tanque próximo ao que explodiu também teve que ser resfriado. Segundo os técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que acompanharam o trabalho de resfriamento feito pelo Corpo de Bombeiros, no aspecto ambiental a maior preocupação era que a água e a espuma utilizadas para baixar a temperatura chegasse a rios ou córregos próximos ao local.

?Esta hipótese foi descartada, pois todo o material utilizado foi contido em uma lagoa em volta dos tanques. Esta é uma das exigências do IAP para o licenciamento deste tipo de empreendimento?, explicou a engenheira química do Instituto, Lílian de Moura Berman. A remoção do líquido contido será feita nos próximos dias, em razão das investigações do acidente. Depois de retirado o material, a equipe do IAP voltará ao local para uma nova vistoria.

Segundo a empresa, as causas do incêndio ainda são desconhecidas. No acidente, nove funcionários da empresa foram atingidos ? um deles faleceu e outros três estão internados em estado grave. A Imcopa é uma empresa de importação e exportação de soja que em setembro do ano passado começou a operar uma usina de álcool, obtido de um melaço que resulta do processo de fabricação de farelo de soja sem açúcar.

Voltar ao topo