Explosão de carro-bomba deixa 46 mortos em Bagdá

Um suicida explodiu hoje um carro cheio de explosivos contra uma multidão de centenas de iraquianos que esperavam fora de um centro de recrutamento do Exército no centro de Bagdá, matando 46 pessoas, no segundo ataque a bomba em dois dias contra iraquianos que trabalham com a coalizão liderada pelos EUA.

O ataque, que ocorreu um dia depois que um atentado suicida contra uma delegacia de polícia ao sul da capital iraquiana matou 53 pessoas, reitera ameaças de que insurgentes estão intensificando a violência para atrapalhar o plano de entregar o poder aos iraquianos no dia 30 de junho.

Uma campanha para intensificar ataques contra “colaboradores” iraquianos e xiitas foi descrita em um documento enviado a líderes da rede terrorista Al Qaeda que foi interceptado por militares americanos.

A carta foi supostamente escrita por um militantes jordaniano no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, que afirmou que pretendia lançar um guerra civil entre sunitas e xiitas em uma última tentativa para atrapalhar a entrega de poder aos iraquianos.

O Exército dos EUA anunciou uma recompensa de US$ 10 milhões por informações sobre o paradeiro de Al Zarqawi, afirmou o general Charles H. Swannack Jr., comandante da 82ª Divisão Aerotransportada. (Folha Online)

Voltar ao topo