Experiências brasileiras em segurança alimentar serão levadas ao Haiti

Brasília – As experiências brasileiras na área da segurança alimentar serão levadas a seminário que se realizará na próxima sexta-feira (30) em Porto Príncipe, capital do Haiti. O coordenador da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Aloisio Melo, informou que há interesse das autoridades desse país em conhecer o apoio às populações carentes desenvolvido no Brasil.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, Melo afirmou que "esse tipo de trabalho deve se somar à organização da sociedade civil, condição essencial para as conquistas sociais e para a superação definitiva da exclusão". E informou que outros programas serão abordados no encontro, sob o tema Processo de Atualização do Plano Nacional de Segurança Alimentar.

"A iniciativa do governo brasileiro de dar prioridade ao combate à fome tem chamado a atenção de vários países no mundo, recolocando a questão da fome e da segurança alimentar na agenda internacional", acrescentou o coordenador, para quem "a experiência brasileira com o programa Fome Zero mostra uma estratégia de articulação dos diferentes programas governamentais e muitos países querem entender melhor os resultados desse trabalho assistencial".

O seminário que o Brasil vai promover no Haiti foi organizado com apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que está divulgando a experiência brasileira em países onde a situação nutricional é deficitária. Aloísio Melo informou ainda que participarão do encontro representantes da organização não-governamental que trabalha em apoio ao programa de cisternas desenvolvido no semi-árido nordestino.

Voltar ao topo