Experiência do Paraná será apresentada em evento mundial na África do Sul

Os desafios enfrentados por gestores públicos e privados na economia globalizada é o tema da 11ª Managing in the Global Economy, evento promovido pela Eastern Academy of Management, entre os dias 26 e 30 de junho, em Cape Town, na África do Sul. Os debates deverão contar com a presença de cerca de 150 pesquisadores e executivos de diversos países.

Um dos participantes será o diretor-geral da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Allan Marcelo de Campos Costa, que no dia 29 de junho participa do painel ?Sustentabilidade em Países Emergentes? falando sobre o tema ?Estratégias para sustentabilidade baseadas no desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs)?.

Resultados positivos

Allan Costa ressalta que, mesmo que se tenha pouco conhecimento disponível sobre a relevância do uso dessa estratégia em países em desenvolvimento, no Paraná a experiência está sendo bem sucedida graças à integração de todas as entidades do governo e da iniciativa privada, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Sebrae, e coordenada pela Secretaria do Planejamento.

Conforme o diretor-geral da Secretaria do Planejamento, os APLs têm sido aplicados com resultados positivos em países desenvolvidos, aumentando a competitividade de empresas e regiões geográficas. ?As empresas que estão em Arranjos podem atingir níveis diferenciados de competitividade, com conseqüente fortalecimento e crescimento que ocorrem de forma sustentável e contribuem com a melhor geração e distribuição de renda nas diferentes regiões, além de permitir efetivamente a criação de novos postos de trabalho?, afirma.

Destaques

Para que os APLs sejam selecionados, é preciso considerar uma série de questões, como a quantidade de empresas envolvidas e atuação em torno de uma mesma atividade produtiva, considerando a quantidade de postos de trabalho, faturamento, potencial de crescimento, diversificação, mercado, cooperação entre os agentes locais, entre outros aspectos. Os APLs de maior destaque no Paraná são aqueles eleitos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior como prioritários para receber o apoio do governo federal, entre eles: o de bonés, em Apucarana; de confecções, em Cianorte e Maringá; de móveis, em Arapongas; de portas e janelas de madeira, em União da Vitória; e de cal e calcário, na Região Metropolitana de Curitiba.

Voltar ao topo