Ex-atleticano mostra que pode ir ao Mundial

O vôo do São Paulo para Tóquio, no dia 5 de dezembro, praticamente ganhou um novo passageiro nesta sexta-feira. "O Aloísio treinou bem, não sentiu nada e tem todas as condições de fazer parte do nosso grupo que irá ao Mundial", disse o técnico Paulo Autuori, ao falar do atacante que chegou agora do Atlético-PR.

Neste sábado, Aloísio faz mais alguns testes pela manhã, enquanto os outros jogadores viajam para Fortaleza, para o jogo de domingo, pela penúltima rodada do Brasileiro. Se não sentir nada de ruim, o atacante garante a vaga no grupo que vai ao Mundial de Clubes.

Além de atividades com bola, Aloísio correu durante 30 minutos e depois voltou a fazer fisioterapia. Ele garante ter se sentido muito bem. "Não senti nenhuma dor. Isso me deixa feliz e confiante", afirmou o jogador.

O problema de Aloísio é uma lesão no músculo anterior da coxa direita. Ela foi sentida em cinco de novembro, quando ainda estava no Atlético-PR. A lesão o impediu de enfrentar o Palmeiras no dia seguinte.

Fez três semanas de tratamento, entre o clube paranaense e o São Paulo, e agora acredita estar pronto para voltar. "Sinceramente eu até achei que iria me sentir mais cansado do que realmente estou. Acho que vou poder ajudar os companheiros o mais rápido possível."

Além de Aloísio, Grafite é o outro atacante com problemas físicos. Ele volta ao futebol no domingo, depois de seis meses parado por conta de uma operação nos ligamentos cruzados do joelho direito. O jogo contra o Fortaleza é seu teste definitivo para o Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. "Tudo parece muito bem com ele, mas vamos ver no jogo. Tenho muita confiança no seu futebol e acredito que ele vá estar com a gente no Japão", disse Autuori.

Para ver a recuperação de Aloísio e Grafite, Paulo Autuori resolveu esperar até o último momento para definir a lista de 23 jogadores que jogará o Mundial. Ela seria anunciada nesta sexta-feira, mas ficou para segunda.

O certo é que, mesmo sem um dos dois em fase de recuperação, o time irá para o Mundial com cinco atacantes. "Nós temos uma boa quantidade de bons jogadores nessa posição e é assim que vamos para o Mundial", afirma Autuori.

É a chance de Roger ser incluído. Christian, Amoroso e Thiago Ribeiro estão garantidos.

O zagueiro Flávio, que sempre foi considerado a quinta opção do time, passou a ter esperanças a partir da possibilidade de jogar domingo contra o Fortaleza. "Eu acho que ele joga bem. É um jogador forte e o que melhor se adapta na mesma posição do Fabão. Joga ali pela direita e faz um bom papel. Ele pode estar na lista, mas o Alex continua com boas chances", contou Autuori.

Para o jogo contra o Fortaleza, Paulo Autuori vai utilizar dois esquemas de jogo diferentes. "Quero testar o time com três zagueiros e também com dois. Nesta segunda opção, vou testar o Souza ao lado do Danilo. São opções que preciso ter para o Mundial", justificou.

A preocupação maior de Paulo Autuori é recuperar a "solidez defensiva" que o time tinha na Libertadores. Ele acha que isto está intimamente relacionado com a recomposição do meio-de-campo. Os meias precisam voltar um pouco para ajudar os jogadores de defesa. É o que ele pretende ver, já neste domingo, em campo.

O problema é que isso se consegue mais facilmente com dois meias. No esquema 4-4-2, que é o seu preferido. E ele vai jogar o Mundial com três zagueiros, que é como o time se sente melhor.

Voltar ao topo