EUA devolvem mais de 300 imigrantes ilegais brasileiros

O desembarque de mais de 300 brasileiros que estavam presos nos Estados Unidos por imigração ilegal é esperado para o final da madrugada ou início da manhã desta quarta-feira (03) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com o Itamaraty, dois aviões fretados pelo governo americano partiriam hoje do aeroporto de San Antonio, no Texas. A maior parte do grupo é de mineiros presos tentando entrar ilegalmente no território americano pela fronteira com o México.

A Polícia Federal montou um esquema especial para a recepção dos deportados. Eles serão ouvidos pelos agentes federais e liberados em seguida, caso não tenham problemas com a Justiça. "Até agora não se tem informações de que algum desses passageiros tem comprometimento com a Justiça", disse o delegado Ricardo Amaro, porta-voz da superintendência da PF em Belo Horizonte.

Como no ano passado, a liberação dos brasileiros foi negociada por parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de Emigração Ilegal no Congresso. Três parlamentares acompanhariam a repatriação, o senador Marcelo Crivella (PL-RJ) e deputados federais Geraldo Thadeu Pereira (PPS-MG) e Nelcimar Fraga (PL-ES). Pelos cálculos da CPMI, em todo o território norte-americano há cerca de 25 mil brasileiros detidos pelo Departamento de Segurança Interna.

Em janeiro de 2004, 277 emigrantes retornaram ao Brasil, desembarcando em Confins. Dois meses depois outros 251 desembarcaram no aeroporto da Grande Belo Horizonte. Conforme o Itamaraty, o grupo agora deportado tem cerca de 320 brasileiros. Eles seriam transportados em dois boeings 757 (prefixos TRZ 601 e TRZ 605). A previsão é que as aeronaves decolassem às 18h do Texas (20h de Brasília).

Voltar ao topo