EUA continua crescendo em ritmo ‘modesto’, diz Fed

O crescimento econômico dos EUA continuou num ritmo "modesto" em muitas partes do país até final de fevereiro, enquanto a pressão inflacionária mudou pouco, segundo o mais recente Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), sumário das condições econômicas atuais que será usado como base para a decisão de política monetária do Fed no encontro dos dias 20 e 21 de março.

Embora o ritmo da atividade econômica varie através do país, os 12 distritos do Fed no geral reportaram que o crescimento nas vendas no varejo foi estável, a produção do setor industrial foi estável ou mais forte e a demanda por serviços continuou a se expandir, de acordo com o relatório. "Quase todos os distritos reportaram que os mercados de moradia permanecem fracos, mas sinais de estabilização foram observados em vários distritos", diz o relatório do Fed. "Em contraste com o setor de moradia, os mercados de imóveis comerciais continuaram se firmando ou permaneceram sólidos", continuou o relatório.

Os preços dos imóveis residenciais ficaram no geral "estáveis ou em baixa", no último período pesquisado e alguns distritos reportaram uma contração adicional no setor de moradia, segundo o Livro Bege. Contudo, as condições dos imóveis residenciais diferem de forma acentuada através do país, com os distritos de Richmond e Nova York reportando sinais de estabilidade ou vigor.

O Fed reportou uma pequena nova pressão inflacionária no geral, apesar de alguns sinais de acentuados ganhos salariais. "A pressão de preços mudou pouco no geral", diz o Livro Bege. Alguns distritos disseram que os preços de insumos cederam para energia e materiais de construção, com madeira e cobre, enquanto outros disseram que os custos de processamento de alimentos subiram de forma acentuada e os preços do aço estão se elevando devido à forte demanda global.

Voltar ao topo