EUA confirmam que Coréia do Norte fez teste nuclear

Amostras de ar coletadas na semana passada continham resíduos radioativos que confirmam a realização de um teste nuclear subterrâneo por parte da Coréia do Norte, anunciou hoje o gabinete do diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, John Negroponte. Num breve comunicado publicado na página do gabinete na internet, a agência também confirmou que a potência da explosão foi de menos de 1 quiloton, o que significaria uma detonação fraca para os padrões nucleares. Um quiloton é a potência equivalente à explosão de mil toneladas de TNT.

"Análises das amostras de ar coletadas em 11 de outubro de 2006 detectaram partículas radioativas que confirmam que a Coréia do Norte conduziu um teste nuclear subterrâneo em P’unggye em 9 de outubro de 2006", de acordo com a declaração oficial.

Na sexta-feira, uma fonte no governo americano havia informado à Associated Press que as amostras de ar colhidas detectaram resíduos radioativos consistentes com uma explosão nuclear. Na ocasião, porém, os serviços americanos de espionagem não confirmaram oficialmente que o teste nuclear havia sido realizado. A declaração do gabinete de Negroponte é a primeira confirmação oficial de que a Coréia do Norte realmente realizou o teste nuclear que afirmou ter conduzido na semana passada.

Voltar ao topo