Estudo mostra queda de 30% em índices de desigualdade no País

Brasília – Resultados preliminares de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram uma queda de 30% nos índices de desigualdade no País, no período entre 2001 e 2004. O número é considerado histórico por Sergei Soares, um dos autores do trabalho. "Nunca a desigualdade caiu tanto." Ele afirma que programas de transferência de renda foram responsáveis por um terço da queda da desigualdade. Os dois terços restantes são resultado das alterações no mercado de trabalho.

A redução da distância entre ricos e pobres é fruto de dois movimentos simultâneos, registrados no período analisado pelos pesquisadores. Os 30% da população mais rica sofreu entre 2001 e 2004 uma queda de rendimentos. Os 20% mais pobres, por sua vez, tiveram um aumento de 7%. Em agosto deste ano, uma análise mais detalhada sobre o impacto de cada item deverá ser divulgada.

Soares afirma que o estudo analisou todos os programas de transferência de renda oferecidos no período. "Do cartão alimentação ao Pet, até chegar ao Bolsa Família", disse. Criado por um a lei em 2004 e regulamentada em setembro do mesmo ano, o Bolsa Família unificou os benefícios sociais que até então eram concedidos, como o Bolsa Alimentação, o Auxílio Gás, o Bolsa Escola e o Bolsa Alimentação.

Voltar ao topo