Estudantes de Arquitetura fazem encontro na Ilha do Mel

A Ilha do Mel será a sede de um grande encontro de universitários de Arquitetura do sul do País. De 23 a 27 deste mês, mais de 600 estudantes estarão reunidos no Encontro  Regional de Estudantes de Arquitetura ? EREA SUL para debater questões urbanas, principalmente as voltadas para o meio ambiente. Dezenas de alternativas ecológicas serão  propostas não só para melhorar a vida dos moradores da Ilha, como de outras cidades. Por esse motivo o local foi escolhido e liberado após análise do Instituto Ambiental do Paraná e do IBAMA. O encontro será no Centro Comunitário de Nova Brasília.

Entre os assuntos a serem abordados pelos estudantes estão as técnicas de Bambu para a construção de casas, bioarquitetura, planejamento da Ilha do  Mel, utilização de plantas na arborização, restauro de imóveis, turismo, e outros assuntos de interesse dos moradores. Além de urbanistas e arquitetos de várias universidades, o encontro terá a participação do diretor do Instituto Ambiental do Paraná Vitor Hugo Burko, da secretária de Turismo de Paranaguá  Vânia Pessoa Rodrigues Foes. Os moradores da Ilha poderão participar das oficinas de Bambu,  da construção de uma obra com captação de água da chuva e outra de um telhado de grama, estruturas infláveis. Na parte cultural haverá oficina de capoeira, maracatu e outras danças.

Os participantes irão ainda aprender como se faz uma estação de  tratamento de esgoto por raízes, um processo que consiste em fazer fossa de junco, cujo tratamento se dá pela exposição dos efluentes a uma zona de raízes da espécie. Este sistema está sendo utilizado em áreas experimentais na Ilha das Peças com ótimos resultados. Noventa e cinco por cento dos coliformes fecais desapareceram na estação. Outro assunto que irá chamar a atenção é o aquecedor solar construído de materiais recicláveis.  Também será apresentada a aplicação do papel microndulado na estruturação do mobiliário.

Voltar ao topo