Estratégias de inclusão digital dão resultado na América Latina, diz relatório

Brasília – A América Latina progrediu tecnologicamente durante o último ano, com avanços na maioria dos países da região. A conclusão é do relatório de Tecnologia da Informação, divulgado pelo World Economic Forum, de Genebra, na Suíça.

O estudo, que avalia os países que mais aproveitaram as oportunidades oferecidas pelo setor de tecnologia para alavancar o seu desenvolvimento, conclui que os avanços registrados na região são resultado de uma estratégia bem sucedida de diminuição da exclusão digital.

O Brasil ficou em 53º lugar na avaliação.

Com o tema Conectando uma Economia em Rede, o estudo mede o nível de preparo dos países para usar tecnologias da informação e comunicação. Entre os países da América Latina, destacam-se as posições do Chile (31ª); Barbados (40ª); Jamaica (45ª); México (49ª); Brasil (53ª) e Costa Rica (56ª). De acordo com avaliação do World Economic Forum, o crescimento na América Latina é baseado na maior ênfase dedicada ás estratégias tecnológicas, que fazem parte da agenda política da maioria dos países.

O relatório também aponta os obstáculos que deverão ser superados para suprir o potencial da América Latina, como a ampliação e eficácia dos sistemas de educação e capacitação e o aumento do investimento público nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

O World Economic Forum é uma organização internacional que reúne lideranças de todo o mundo para debater temas locais, regionais e globais.

Voltar ao topo