Estiagem no RS causa prejuízos de R$ 2 mi na produção de soja

Porto Alegre – A Emater/RS calcula prejuízos de R$ 2 milhões na produção de soja do Rio Grande do Sul por causa da estiagem que já dura dois meses e meio. A perda média nas lavouras é de 30% mas em alguns municípios a quebra chega a 70%. Em relação à expectativa inicial, pode haver quebras de pelo menos 18,78% na soja e de 6,06% no milho, na safra 2003/2004, onde a produtividade passou para 3.529kg por hectare, contra os 3.834kg/ha da safra anterior.

Levantamentos da entidade apontam que as chuvas registradas nos últimos dias não foram suficientes para reverter o quadro de prejuízos nas lavouras e que a tendência é o agravamento da situação, se não houver mudança no quadro climático.

O presidente da Emater/RS, Caio Rocha, explicou que o levantamento ocorreu após a incidência de chuvas em parte da zona produtora, mas em volume insuficiente para amenizar o quadro. ?Se não houver registro de chuva em todas as regiões produtoras de soja e de milho, a situação se agravará.?

Em todo o estado já são 173 municípios em situação de emergência. Conforme a Defesa Civil, os últimos a integrar a lista são: Muitos Capões, Tapera, Ibirubá, Sananduva, São Francisco de Assis e Vila Nova do Sul.



Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo não muda com a chegada do outono na madrugada deste sábado (20). A temperatura segue estável, com sol e poucas nuvens no oeste do Rio Grande do Sul e até o final deste mês não há expectativa de chuva significativa para a região. A previsão é de que até maio as chuvas devem ocorrer de normal a abaixo da média histórica.

Voltar ao topo