Estelionatários usam nome de bancos de montadoras em golpes

Estelionatários estão usando o nome de bancos das montadoras para aplicar golpes em clientes por meio dos classificados dos jornais. O alerta é da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). Os criminosos anunciam o veículo por um preço muito abaixo do praticado pelo mercado, ou então oferecem financiamentos com juros irreais.

O consumidor telefona para o número indicado e demonstra interesse pela compra, então é transferido para uma falsa central de telemarketing. Um dos golpistas, que garante ser diretor do banco, diz ao interessado que os veículos vendidos são mais baratos porque pertencem a uma cooperativa de funcionários. Para garantir a compra, o cliente é convencido a fazer um depósito em uma conta, em valores equivalentes a 10% do valor do carro. Depois disso, a quadrilha desaparece com o dinheiro.

A recomendação aos consumidores é adquirir um automóvel exclusivamente por meio dos distribuidores oficiais das montadoras. E que só fechem o negócio pessoalmente ou por intermédio de um canal oficial da marca (website, por exemplo). A Anef também orienta o consumidor a desconfiar de anúncios publicados em jornais, revistas e internet tenham preços bem abaixo do mercado. Segundo a associação, as montadoras já acionaram a polícia para coibir a ação dos golpistas.

Voltar ao topo