Estagiários participam de palestras sobre o uso de substâncias psicoativas

A Secretaria da Saúde, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, vem ministrando cursos de ambientação e formas saudáveis de viver para seus estagiários. Uma série de palestras sobre o uso indevido de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) foi realizada entre 23 e 25 de novembro para conscientizar os jovens.

?Esses cursos têm o objetivo de preparar os jovens estagiários para as necessidades da vida e a cidadania?, afirmou a chefe da Divisão de Recrutamento e Acompanhamento de Pessoal, Heloísa Piedade Meneguel.

Mais de 250 estudantes foram convidados a assistir às palestras nos três dias. Eles contaram com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania, que designou para a sua realização a psicóloga e coordenadora estadual antidrogas, Cleuza Canan, a também psicóloga Sônia Felde Maia e o assessor Jonhatas Davis. A Secretaria da Saúde contribuiu com a participação da educadora e técnica do programa de controle do tabagismo Iludia Rosalinski.

O curso explica como a evolução do uso de substâncias químicas leva a uma futura dependência e a um abuso contínuo. Normalmente esse tipo de dependência começa por causa de problemas sociais ou pessoais. Assim, o usuário tenta fugir dos problemas buscando soluções não corretas, usando substâncias que anestesiam e deixam a vida mais alegre e divertida. No entanto, essas substâncias têm um efeito de pouca duração, e quando ele termina a pessoa busca novamente a sensação perdida, fazendo com que o uso cada vez maior da substância se transforme em dependência química.

A dependência traz inúmeros problemas. No início, a pessoa que usa drogas muda o grupo de amigos e passa a freqüentar outros nos quais também há dependentes. Dessa forma, o ambiente com a família se torna agressivo e tenso. Em seguida o consumo de drogas começa a atrapalhar o trabalho e a escola: o consumidor falta às aulas ou ao trabalho e este passa a ser cada vez menos produtivo. Para a educadora e técnica do programa de controle do tabagismo, Iludia Rosalinski, ?as palestras são muito importantes, porque valorizam tanto os jovens quanto os trabalhadores que participam desse tipo de atividade?.

A palestra sobre o tabagismo, a segunda substância com psicoativos mais utilizada pelos jovens, mostrou aos estudantes que o tabaco, além de causar diversos problemas para a saúde dos usuários, também afeta os fumantes passivos, que absorvem as substâncias pelo ar. A ação não é tentar proibir o uso do tabaco, mas alertar para os prejuízos que o seu uso constante e prolongado traz.

Voltar ao topo