Esquerda do PT não apoiará renúncia de parlamentares, diz Walter Pinheiro

O deputado petista Walter Pinheiro (BA) disse hoje que a esquerda do partido não deverá apoiar a sugestão de liberar a legenda aos parlamentares que renunciarem ao mandato para evitar uma possível cassação. Isso serviria para que esses deputados pudessem disputar as eleições de 2006. "Aqueles deputados, que porventura, renunciarem aos mandatos, vamos defender que o Partido dos Trabalhadores não libere a legenda", afirmou.

A Mesa Diretora da Casa vai analisar o relatório da Corregedoria que pode resultar em abertura de processos contra 16 parlamentares por quebra de decoro parlamentar. Entre eles, sete deputados pretencem ao PT.

Ele acrescentou: "Não participamos de nenhum acordo em relação à legenda. O presidente do partido, Tarso Genro, já se posicionou e verbalizou que a atitude da renúncia não estaria, de forma nenhuma, sendo utilizada como salvo-conduto e nem, tampouco, como garantia para questão de legenda partidária". A esquerda do PT tem 13 deputados.

Walter Pinheiro fez as declarações ao chegar para a reunião da bancada petista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Voltar ao topo