Escolas Estaduais realizam Semana Pedagógica

A finalidade da Semana Pedagógica que começa nesta segunda-feira (06) é proporcionar à cada escola, por meio da comunidade escolar, a participação na construção do Projeto Político Pedagógico para a Educação, no Estado. Conforme destacou a chefe do Departamento de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Mari Lane Hutner, ?a realização da semana pedagógica leva em conta as mudanças que ocorrem no perfil da comunidade, e a observação dessas mudanças são de responsabilidade da própria comunidade?.

Ela explica que após analisar as contribuições tiradas desses encontros, a Secretaria, que participa dando suporte teórico e demais subsídios, estará concluindo as Diretrizes Curriculares que estão sendo construídas com previsão de entrega às escolas para a segunda semana de julho.

A Semana Pedagógica, envolvendo 83 mil inscritos, acontece de maneira descentralizada em todas as Escolas da Rede Estadual de Ensino e o repasse das dinâmicas para a realização acontece por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), durante encontro ocorrido na semana passada.

Os NREs também receberam instruções sobre as diretrizes a serem cumpridas. ?Nosso objetivo é de que se ampliem as vantagens aos alunos, aproveitando ao máximo os investimentos que foram e estão sendo feitos pelo estado, tanto na qualificação dos docentes como em infra-estrutura e material didático?, disse o secretário da Educação, Maurício Requião.

A superintendente de Educação da Secretaria, Yvelise Arco-Verde, destacou a importância de uma sintonia fina, entre as escolas e a Secretaria para que todos os projetos se complementem. ?Queremos ampliar e fortalecer os resultados de projetos como Fera, ComCiência e Jogos Estudantis. Para isso o ideal é que sejam previstos e debatidos durante a semana pedagógica?, afirmou. Yvelise destacou que a diretriz principal das Escolas Estaduais, neste ano, será a elaboração do Projeto Político Pedagógico. ?Queremos que essa construção tenha a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. É importante dizer que esse projeto não se finaliza. Sempre que houver mudanças ele pode ser remodelado?, afirmou.

O coordenador do Projeto Político Pedagógico da Seed, professor Benjamim Peres Maia, também comentou a importância da participação da comunidade escolar. ?Esse é um momento importantíssimo porque a escola pode fazer uma reflexão sobre as suas próprias características. Tanto que a Secretaria não impôs um projeto político único por respeitar e entender que numa sociedade em contínuas transformações, o importante é a sugestão de cada escola?, afirmou. Ele reforçou que equipes da Secretaria e os próprios NREs, estarão percorrendo o Estado para acompanhar e auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos.

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