Escolas de Curitiba têm melhor avaliação entre as capitais

Curitiba obteve o melhor desempenho entre as capitais brasileiras na Prova Brasil, teste feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliação dos estudantes da rede pública municipal. Os resultados do teste demonstram que os alunos de 4ª e 8ª séries da rede municipal de ensino de Curitiba obtiveram, entre os estudantes de capitais, a melhor colocação na prova de Matemática e o segundo lugar na de Língua Portuguesa, depois de Campo Grande (MT).

A Prova Brasil é o maior avaliação de desempenho de alunos da rede pública feita no Brasil, a pedido do MInistério da Educação. Em novembro do ano passado, o Inep aplicou provas de Matemática e Português em 1,776 milhão de alunos de 4ª e 8ª séries de escolas municipais de todo o Brasil. Em Curitiba foram avaliados 19.042 alunos de 163 escolas municipais.

Na prova de Matemática, os alunos de 4ª e 8ª séries de Curitiba obtiveram as melhores médias entre as capitais, à frente de cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre. Na prova de Língua Portuguesa, os estudantes da rede municipal ficaram em segundo lugar, depois de Campo Grande (MT). Na comparação com outros grandes municípios do Paraná (Londrina, Ponta Gossa, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel), Curitiba também ficou em destaque. Obteve o primeiro lugar na prova de Português entre os alunos de 4ª e 8ª séries, o primeiro lugar em Matemática entre os alunos de 8ª série e o terceiro lugar em Matemática entre os alunos de 8ª série. (Veja tabelas abaixo)

A Prova Brasil mostra uma grande evolução das escolas municipais de Curitiba. No teste anterior, feito em 2003, a rede municipal de ensino havia obtido a 6ª colocação, tanto em Português como em Matemática. "Desde os primeiros dias de nossa gestão, assumimos a Educação como prioridade", diz o prefeito Beto Richa. "Agora estamos vendo os resultados desse trabalho."

Os avanços na educação em Curitiba vêm sendo obtidos com uma série de programas e ações. Entre eles, a ampla capacitação dos profissionais da educação, contratação de novos profissionais, maior informatização das escolas, eleições democráticas de diretores de escola, com participação da comunidade, revisão das diretrizes curriculares e implantação do Comunidade Escola. Desde o início da gestão Beto Richa, foram contratados 3.158 profissionais da educação (professores, educadores, pedagogos e auxiliares).

Voltar ao topo