Escola pública começa a utilizar produtos orgânicos na merenda

A Secretaria da Educação começa a implantar partir da próxima semana o projeto Escola Cidadã na rede pública de ensino, que prevê a utilização de produtos orgânicos na merenda escolar. Num primeiro momento, antes do repasse dos recursos para a compra dos alimentos a Secretaria, por intermédio dos Núcleos Regionais de Educação, irá treinar os diretores para inserir o projeto em suas escolas.

Escola Cidadã prevê um repasse anual de R$ 3,1 milhões às 1.420 escolas, em cinco parcelas, que será feito pela Fundepar. ?O dinheiro só poderá ser usado na compra de alimentos perecíveis principalmente frutas, hortaliças, iogurtes, carnes, entre outros e, preferencialmente, orgânicos adquiridos diretamente de produtores rurais com nota do produto?, explica a coordenadora do Departamento de Apoio Escolar, Márcia Cristina Stolarski.

Todas as escolas estaduais atendidas pelo Programa Estadual de Alimentação Escolar da Fundepar serão contempladas no projeto. A fiscalização será direta, no local, com prestação de contas periódica.

O Projeto Escola Cidadã foi elaborado em 2003 pela Fundepar e visa diversificar o cardápio alimentar que compõe o Programa Estadual de Alimentação Escolar. Neste programa, pelo qual são atendidos os alunos matriculados nos estabelecimentos estaduais de ensino, está incluído alimentos ?in natura? preferencialmente cultivados por métodos orgânicos.

Voltar ao topo