Escola de Londrina representa região Sul em avaliação do Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou hoje em Londrina o projeto “Indicadores Populares da Educação”, que será desenvolvido em cinco municípios brasileiros. O objetivo é testar instrumentos de avaliação educacional que envolvam toda a comunidade escolar: pais, direção, professores e alunos.

Além da Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira (conjunto habitacional Maria Cecília, região norte), o Unicef selecionou escolas de outros quatro municípios: Rio Branco (AC), São Paulo (SP) Formosa (GO) e Fortaleza (CE), cada uma das cidades representa uma região do país.

Hoje pela manhã, representantes da organização não-governamental Ação Educativa, de São Paulo, testaram os instrumentos de avaliação com alunos e professores da escola da região norte. O projeto é uma parceria entre o Unicef, a ONG Ação Educativa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Outras entidades apoiam a iniciativa, como a Fundação Abrinq e o Conselho de Secretarias Municipais de Educação.

“Londrina tem padrão de excelência em relação às escolas brasileiras. Aqui, a prefeitura mantém na rede escolar projetos interessantes. Queríamos uma cidade que representasse o Sul do país e Londrina foi escolhida”, afirmou Joana Gusmão, representante da ONG Ação Educativa, que está acompanhando a aplicação do teste na cidade. De acordo com os organizadores do processo, cerca de 300 pessoas participaram das discussões de hoje.

O objetivo da avaliação é auxiliar a comunidade a avaliar a qualidade do ensino. O teste avalia o instrumento que deve servir de base para as próximas avaliações educacionais da rede pública de ensino brasileira.

A Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, localizada na região norte de Londrina, atende 746 alunos, da pré-escola à 4.ª série. São 181 alunos matriculados na 1.ª série, 164 na 2.ª série, 151 na 3.ª série e 140 na 4.ª série. Para Eva Maria de Andrade Okawati, assessora de gabinete da secretaria, a escolha dessa escola para a aplicação do teste do Unicef foi motivada pela participação intensa da comunidade nas atividades da instituição.

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