Escândalos não afetam campanha de Lula, diz Berzoini

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, negou que a campanha à reeleição do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tenha sofrido algum impacto nos escândalos de corrupção eclodidos no País desde a metade do ano passado. "Não tivemos nenhuma manifestação negativa", disse.

De acordo com ele, o único obstáculo que poderia ser citado neste momento é a espera gerada pela demora desses colaboradores em efetuar depósitos de doações após já terem se comprometido com a contribuição.

Berzoini, que ressaltou que o PT está trabalhando com toda a cautela necessária para cumprir rigorosamente a Lei Eleitoral, assegurou que o partido mantém um bom relacionamento com empresários. "Não estamos sentindo nenhum tipo de ambiente adverso em relação a esta questão", reiterou.

Ele reconheceu que parte dos empresários que aderiram à campanha de Lula em 2002 pode não repetir o gesto nesta eleição, mas ressaltou que esta é uma tendência normal da democracia. A expectativa do presidente do PT é de que entre 80% a 90% das empresas que colaboraram para a campanha de 2002 também o façam este ano.

De acordo com Berzoini, o PT não divulgará, por enquanto, a lista de doadores de campanha. Isso ajudará evitar algum tipo de constrangimento dos contribuintes que tiverem a intenção de fazer doações para mais de um candidato.

Voltar ao topo