Escaladores aprovam muro público indoor do Bairro Novo

O espírito de aventura tomou conta do Ginásio de Esportes do Bairro Novo neste domingo (27), onde escaladores profissionais e amadores participaram da primeira etapa do Campeonato Paranaense de Escaladas Esportivas. A competição, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e Associação Paranaense de Escalada Esportiva (APES), serviu como teste para o muro público de escalada indoor, o primeiro do gênero no país, construído pela Prefeitura de Curitiba para uso comunitário.

Participaram do ranking 40 competidores do Paraná e de Santa Catarina. "O muro está mais do que aprovado, tanto que a segunda etapa do ranking vai ser realizada aqui também", declarou o presidente da APES, Luís César de Oliveira. "A escolha é uma forma de valorizar o trabalho da Prefeitura na construção do equipamento e de trazer para a população do bairro um esporte diferente", falou Oliveira.

A escalada é uma novidade para a comunidade do Bairro Novo. Rosana Lopes, moradora do lugar, foi junto com o marido Aparecido ver os competidores escalarem os nove metros de altura do muro. "Só tinha visto na televisão. É uma coisa bem diferente e acho que a moçada vai gostar", disse Rosana.

Segundo o diretor da Secretaria do Esporte e Lazer, Celso Sawaf, a Prefeitura vai disponibilizar o muro para a comunidade a partir do dia 5 de dezembro. "O equipamento será aberto nesse final de ano para que as pessoas tenham os primeiros contatos. No ano que vem a idéia é oferecer uma escolinha de escalada para as crianças e os jovens da região", explicou o diretor.

Os equipamentos de segurança para utilização do muro já foram adquiridos. Monitores contratados pela Prefeitura irão ensinar as técnicas de escalada à população. A idéia, de acordo com o diretor, é fazer uma agenda de utilização do muro para os praticantes do esporte, inclusive no período da noite.

Com nove metros de altura por cinco de largura, a obra que foi idealizada pelos técnicos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer é resultado de parcerias com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ippuc, a empresa Perfipar, que forneceu as estruturas de ferro, e a 5.13, especializada na construção desse tipo de equipamento.

Voltar ao topo