Equipes fazem roçada e plantam flores no Jardim Botânico

Corte de grama, combate a pragas e plantio de flores. Durante três dias, equipes da Secretaria do Meio Ambiente estarão cuidando dos espaços ao ar livre do Jardim Botânico. Os 278 mil metros quadrados incluem o Museu Botânico, jardins, estufas, velódromo, estacionamento e bosque.

A roçada nos jardins começou na segunda-feira (07) e deve terminar na quinta. O canteiro central já recebeu o replantio de flores do verão. Funcionários do Horto Florestal plantaram 2.000 celósias e tagetes.

Entre abril e maio, começa o plantio das flores de inverno – amor perfeito, boca de leão, plhox, cravina, entre outras. São 25 mil mudas espalhadas por todos os canteiros do Jardim Botânico.

Também está previsto para maio o início da recuperação da estufa de vidro. Cartão postal da cidade, a estrutura metálica da estufa apresenta problemas sérios de ferrugem. Desde 1991, quando o Jardim Botânico foi inaugurado, até hoje, a estufa de vidro nunca passou por uma recuperação. A licitação para a obra será aberta ainda este mês.

Na recuperação da estufa e em outras obras emergenciais serão gastos cerca de R$ 180 mil. O dotação orçamentária do Jardim Botânico para o ano é de R$ 300 mil.

Parques

Todos os parques e bosques da cidade estão passando por obras emergenciais. Em fevereiro, o prefeito Beto Richa determinou um levantamento completo da situação de cada um dos locais. As condições precárias em que se encontram os 17 parques e 13 bosques foram diagnosticadas e as obras iniciadas em março, começando com o Barigui, o Tanguá e o Atuba.

De uma forma geral, todos apresentam problemas em equipamentos e estruturas, que podem ser resolvidos com pequenas obras e manutenção. São pontes que necessitam troca de madeira, recuperação de gradis, bicicletários e churrasqueiras, pavimentação de acessos, conserto de playground, pintura, reposição de lixeiras e de luminárias.

Independente dessas obras, a manutenção constante e limpeza das unidades continua sendo feita de forma permanente.

Voltar ao topo