Equipes do Ipem iniciam fiscalização no litoral na segunda-feira

Terá início oficialmente na próxima segunda-feira (09) a ?Operação Verão? do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ? Ipem. Duas equipes do setor de Pré-Medidos estarão descendo para o litoral do Estado, onde permanecerão até depois do Carnaval, verificando produtos específicos de uso na temporada, mas também artigos do dia-a-dia.

Numa primeira fase, em janeiro, as equipes estarão cobrindo a área que vai desde a praia de Coroados, em Guaratuba, até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. A segunda etapa de trabalhos, a partir do fim do mês, também incluirá os municípios de Paranaguá, Morretes e Antonina.

Durante todo o curso da operação, os técnicos do instituto pretendem verificar os artigos mais consumidos pelos veranistas paranaenses, como sucos, água mineral, refrigerantes, refrescos líquidos e em pó, protetores solares, hidratantes e outros produtos da estação. Mas também haverá atenção especial ao pão francês, que sempre costuma apresentar alto índice de irregularidade a cada temporada.

Também estão seguindo para o litoral técnicos da Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada, para a verificação da conformidade de produtos têxteis, que devem conter a indicação da composição dos artigos postos à venda ? se o tecido tem somente fibras naturais ou se há também fibras sintéticas e qual a proporção de cada. Estas equipes também se encarregam da verificação, no comércio, de dispositivos elétricos e produtos de certificação compulsória, como brinquedos, preservativos masculinos, fios e cabos elétricos, extintores de incêndio e pneus, entre outros artigos.

No setor de verificação metrológica, os responsáveis pela fiscalização de instrumentos de pesar e medir estarão verificando balanças, bombas medidores, medidas de volume e medidas de comprimento nos estabelecimentos comerciais da orla. Na verificação de balanças, os técnicos do Ipem englobam todas as categorias, desde aquelas do mercado de peixes, dos açougues, supermercados e das feiras ao ar livre até as mais sofisticadas, de farmácias e restaurantes que servem alimento pronto para consumo imediato, na comercialização por quilo.

O trabalho – Um dos principais aliados do consumidor, o Ipem é uma autarquia ligada à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e tem como missão atender às necessidades e expectativas dos clientes e da sociedade, com inovação e desenvolvimento tecnológico, no âmbito da metrologia e da qualidade de bens e serviços.

Entre suas atividades, está verificar e fiscalizar instrumentos metrológicos e o emprego correto das unidades legais de medidas e respectivos símbolos, bem como a comercialização de produtos com a conformidade certificada compulsoriamente. Também cabe ao órgão verificar a volumetria de veículos e vagões utilizados no transporte rodoviário e ferroviário de produtos perigosos. O Ipem possui poderes para interditar e apreender instrumentos ou produtos que se apresentarem em desacordo com as especificações legais.

Cabe ao Ipem o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades dos produtos comercializados (aproximadamente 60 mil itens num supermercado de porte médio), correta indicação e posicionamento nas embalagens e observância das tolerâncias admitidas.

Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição ou medidas materializadas, além da fiscalização de produtos com a conformidade compulsoriamente avaliada nas áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente tais como, brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclistas e veículos usados no transporte de produtos perigosos.

O instituto tem por competência a fiscalização, no comércio, dos produtos com a conformidade regulamentada, tais como têxteis, dispositivos elétricos entre outros.

Voltar ao topo