Energia representa 14% do custo de empresa comercial

Os gastos com energia elétrica representam em média 14,1% do custo total de empresas comerciais e de serviços, segundo pesquisa Eletrobrás/Procel. O estudo abrange hotéis, motéis, shopping centers, supermercados, hospitais e clínicas, instituições de ensino, bancos e edifícios empresariais.

O ar-condicionado é o principal uso final de energia nesse tipo de empresa, respondendo por 47% do consumo. O porcentual é quase o mesmo dos prédios públicos, onde o ar-condicionado representa 48%.

Um porcentual de 59% de empresas desse segmento comercial estudado admite reduzir o consumo de energia, pouco mais que os 57% na indústria, e bem menos que os 79% dos prédios públicos.

No segmento comercial e de serviços, os shoppings tem o maior consumo mensal de energia por funcionário e foram o tipo de empresa pesquisada nessa área comercial que mais conseguiu economizar na época do racionamento, em 2001, atingindo 23%, ante uma média de 15% entre as empresas comerciais e de serviços. O setor que menos conseguiu economizar naquela época foi o de motéis, com 14%.

Voltar ao topo