Enem revela que estudante brasileiro tem desempenho médio

Resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado hoje, revela que o estudante brasileiro tem desempenho regular. A nota média geral foi de 49,55 na prova objetiva e de 55,36 na de redação, em uma escala de zero a 100. A avaliação mostrou também as desigualdades sociais, regionais e econômicas entre os alunos. ?É a constatação do que já sabemos. As desigualdades resultam de todo um contexto que influi no desempenho dos alunos no Enem?, disse o secretário de Ensino Médio, do Ministério da Educação, Antonio Ibañez.

Dos 1,3 milhão de estudantes que fizeram a prova, 35,7% foram classificados como Insuficiente a Regular, de zero a 40. O índice foi considerado preocupante pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Araújo, coordenador do Enem. Tiveram desempenho de regular a bom, 49,4% e apenas 14,9% ficaram entre bom a excelente (70 a 100).

O desempenho dos alunos da rede pública foi pior do que os das escolas particulares. Em média, 19,4 pontos de diferença na prova objetiva e 11,6 pontos na redação. A adequação da idade ao nível escolar também influi no resultado. Quanto mais próximo da idade adequada para a série melhor o desempenho.

O atraso escolar é maior nas regiões Norte e Nordeste, onde praticamente 70% dos alunos estão nesta condição. No Sul, esse índice é de 35,2% e, no Sudeste, de 42,1%. Já na região Centro-Oeste, o atraso escolar atinge 52,5% dos estudantes. As desigualdades regionais também surgem em aspectos sócio-econômicos, como a renda familiar e a escolaridade dos pais.

Outro aspecto que influencia no desempenho dos alunos é o fator raça ou cor, segundo dados do Enem. Os resultados dos estudantes que se declararam negros ou índios ficaram abaixo dos que se declararam brancos, até mesmo entre os que estão na rede privada de ensino. Os estudantes do sexo masculino também se saíram melhor do que as mulheres, que tiveram notas cerca de 4,5 pontos menores.

Entre a rede pública e privada, uma diferença importante é quanto à perspectiva para o futuro. Dentre os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas particulares, 68% têm intenção de fazer vestibular. Na escola pública, 40% têm a mesma pretensão. E apenas um em cada cinco alunos que terminam o terceiro ano chega à universidade.

São oferecidas 300 mil vagas por ano no ensino superior. No mesmo período, se formam 1,8 milhão de jovens no ensino médio.

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